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Seu sono determina se você vai engordar ou emagrecer

Você sabia que um sono de má qualidade, está relacionado ao aumento de apetite por alimentos calóricos? ⠀

Parecem coisas distantes, mas sim, é verdade! Um estudo realizado pela Universidade Northwestern Medicine, em Chicago, nos Estados Unidos, e publicado na revista científica eLife concluiu: dormir pouco ou mal faz com que tenhamos mais desejo e apetite por doces e comidas gordurosas (eLife 2019;8:e49053 DOI: 10.7554/eLife.49053).⠀

Há dois fatores que justificam essa relação, o primeiro é que a ingestão de doces, carboidratos simples e refinados leva a um aumento da liberação de serotonina, neurotransmissor relacionado à sensação de bem-estar. ⠀

O que traz um conforto momentâneo ao organismo debilitado pela falta de sono – mas pode levar ao ganho de peso e outras complicações, como resistência à insulina e diabetes!⠀

Além disso, segundo os pesquisadores a privação do sono aumenta a concentração sanguínea de 2-oleoilglicerol, uma molécula endocanabinoide que sinaliza ao corpo a necessidade de abastecer as reservas energéticas. Assim, os participantes do estudo com maior presença de 2-oleoilglicerol optaram por alimentos mais calóricos e doces, que são fontes de energia rápida para o organismo.⠀⠀

Essa é mais uma evidência de como a qualidade do sono é fundamental para a manutenção do peso e saúde geral. Não podemos esquecer que ele é fundamental para o bom funcionamento do ciclo circadiano (relógio biológico) envolvido em vários sistemas do nosso organismo, como o metabolismo. ⠀

Portanto, estabeleça horários para dormir e acordar, evite contato com luz de telas pelo menos uma hora antes de dormir, e o consumo de alimentos calóricos. E se tiver alguma dificuldade recorrente na hora do seu merecido descanso, não negligencie esse sintoma, consulte seu especialista!⠀

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