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Suplemento sozinho não faz milagre!

Se você, como muitas pessoas, acredita que o suplemento é a base dos seus ganhos na academia, ou é absolutamente fundamental para conquistar seus objetivos, então a gente precisa conversar!

É sempre bom lembrar que o termo correto é suplemento alimentar. Parece redundante dizer isso, mas muita gente esquece e acaba atribuindo a esses alguma propriedade quase milagrosa, como se eles, sozinhos, fossem ser toda a diferença na trilha para conquistar seus objetivos, quer sejam eles a hipertrofia ou o emagrecimento.

Mas, antes de falar dos suplementos, vamos tirar algumas outras questões do caminho.

A importância de se exercitar

Certamente a rotina de treinos é um pilar fundamental, e sem o qual não conseguimos avançar nas nossas metas. Mas vejam bem: é um dos fatores, mas não o único. O objetivo do treino, além de melhorar nossa disposição e ajudar no nosso equilíbrio metabólico, é o de auxiliar na eliminação de gorduras e, também, na construção de tecido muscular.

Posto isso, vale lembrar que sua rotina de treinos está diretamente atrelada à sua dieta, e esta deve estar planejada de acordo com suas metas. Se você mira emagrecimento, a relação treino/alimentação deve fornecer um déficit calórico; se o objetivo é a hipertrofia, então, busca-se consumir mais do que se gasta.

A importância de se alimentar bem

Se a relação entre treinos e alimentação é fundamental, então, é necessário observar não só quanto se come, mas o que se come.

Vitaminas, minerais e nutrientes são essenciais para garantir sua saúde e o bom funcionamento do seu corpo. A dieta deve ser, portanto, planejada de forma que não apenas supra as necessidades a nível calórico – dosando a ingestão de proteínas, carboidratos e gorduras – mas, também, a nível de bem-estar e saúde.

Suplementos, sozinhos, não são capazes de corrigir uma dieta deficiente. Sua função é, sobretudo, complementar: devem suprir deficiências e não ser a base de nossos ganhos. No limite, se você segue uma dieta que foi cuidadosamente prescrita de acordo com sua rotina e seus objetivos, a suplementação torna-se desnecessária.

Os perigos de apostar nos suplementos

O erro que muita gente comete é o de achar que suplementos podem fazer toda a diferença. Há quem substitua refeições inteiras por shakes, por exemplo, o que pode levar a sérias carências nutricionais e adoecimentos. Os suplementos vitamínicos, por sua vez, também podem apresentar riscos: o excesso de vitaminas é tão prejudicial quanto o excesso, podendo levar a casos de intoxicação.

O que precisa ser dito é que suplemento não é comida. São ferramentas que podem ser adotadas, sim, para auxiliar seus ganhos, mas não devem ser priorizadas em lugar de uma boa alimentação. O uso desse tipo de artifício só deve ser feito após uma consulta médica, pois só o profissional especializado vai ser capaz de te orientar de maneira adequada e prescrever aquilo que você realmente precisa, sem colocar sua saúde em risco.

Se você tem mais dúvidas sobre esse tópico, te convido a acompanhar meu instagram, onde posto mais dicas sobre esse tipo de conteúdo – e, se tiver dúvidas, você sempre pode contar comigo!

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