Rio Claro - SP

Horário de Atendimento

Segunda a Sexta-Feira:
08h às 19h00

Tudo o que você precisa saber sobre EAAs

Se a sua rotina também inclui práticas esportivas e academia, provavelmente você já ouviu falar em anabolizantes. Ainda que seja um assunto sempre presente na mídia, publicidade e na própria área médica, o tema ainda desperta dúvidas, incertezas e curiosidades. Afinal, como os EAAs (esteroides anabólicos androgênicos) agem em seu corpo e quais são suas principais características?

Os EAAS são um grupo de compostos sintéticos da testosterona e seus derivados. Eles se relacionam com funções reprodutoras e características sexuais secundárias, sendo indicados em casos de hipogonadismo (inibição da produção de hormônios sexuais em homens e mulheres) e outros transtornos causados pela deficiência de esteroides.

“Mas doutor, qualquer um pode usar?” Não! A indicação é para pacientes que apresentam desequilíbrio nas taxas hormonais de testosterona, mais comum em homens a partir dos 40 anos, e em casos de deficiências ou desequilíbrios no metabolismo. Apesar do seu efeito anabólico que chama atenção, a má recomendação dos EAAS ou uso indiscriminado são responsáveis por uma variedade de problemas graves, como a atrofia testicular, problemas no fígado e infertilidade.

O uso de EAAs exige diagnóstico e acompanhamento médico, para que suas necessidades, características e metabolismo sejam corretamente levados em consideração. Não se esqueça: os exercícios físicos e rendimento devem estar sempre atrelados à preocupação e cuidado com a sua saúde!