Rio Claro - SP

Rua Nove, 1423, Santa Cruz
(19) 99100-6234    (19) 3532-4381

Horário de Atendimento

Segunda a Sexta-Feira:
08h às 19h00

Andropausa e a Terapia de Reposição Hormonal

Você já ouviu falar da deficiência androgênica do envelhecimento masculino (DAEM)? Esse processo, também chamado de “andropausa”, tem origem no organismo dos homens a partir dos 40 anos de idade, quando inicia uma queda gradual e progressiva da produção de testosterona, que se se torna mais prevalente para quem já passou dos 60 anos.?

Essa diminuição pode impactar na vida sexual, memória e massa muscular, entre outros reflexos. A Terapia de Reposição de Testosterona (TRT) é uma alternativa para manter as taxas de testosterona no organismo frente à natural redução na síntese desse hormônio. ?

Ao optar pela TRT, é preciso manter em mente que os níveis séricos de testosterona influenciam nos de estradiol, hormônio feminino que também está presente no organismo do homem e atua na proteção cardiovascular, libido e saúde óssea.?

Quando as taxas de estradiol se elevam, aumentam as chances de desenvolvimento de ginecomastia masculina, osteoporose, acúmulo de gordura e até câncer de mama masculino, bem como os riscos de infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral (AVC), entre outras complicações.

Por isso, a TRT deve ser realizada sempre com acompanhamento especializado minucioso, evitando alterações para medir e mitigar os efeitos indesejados das flutuações hormonais, tanto naturais como ocasionadas a partir do tratamento. Em caso de dúvidas, converse com seu médico!?

Compartilhar
×